Clubes anunciam a criação de liga para organizar o Campeonato Brasileiro em 2022

Goiás
Foto: Divulgação/CBF

A mobilização por mudanças no futebol brasileiro já existe no papel. De acordo com o GE, nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, 19 dos 20 clubes da Série A assinaram um documento no qual entram em consenso para a fundação de uma liga na qual organizarão o Campeonato Brasileiro, que atualmente é feito pela CBF.

O documento foi entregue à direção da CBF em uma reunião nesta tarde, na sede da entidade. O desejo é organizar a competição a partir do ano que vem. O único clube que não assinou o documento foi o Sport, mas não por oposição à ideia. O Leão está sem presidente porque Milton Bivar renunciou nesta terça-feira e não há uma nova data para nova eleição.

Aconteceu nesta tarde a reunião dos clubes com a nova direção (que tem como presidente em exercício Antonio Carlos Nunes). Vários temas estiveram em pauta, mas a criação da liga foi visto como o mais relevante por dirigentes dos clubes, que, por sua vez, pedem mais espaço nas decisões tomadas na CBF.

Os clube também pedem uma mudança na fórmula de eleição. Hoje para homologar uma chapa, é necessário apoio de 8 Federações e 5 clubes, é pedido o fim desse item. Na mesma linha, os clubes pedem votos igualitários entre Federações, times de Série A e B nas eleições, tendo fim no peso dos votos. Ainda não há um pronunciamento da CBF sobre o comunicado.

Confira o documento entregue para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF):