Opinião: O ano de 2023 do Goiás começa essa semana

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues
Por: Guilherme Sampaio

O ano de 2022 para o torcedor esmeraldino foi um misto de “feliz e triste”, afinal o Goiás não foi rebaixado, mas viu um rival celebrar o título do Campeonato Goiano e uma classificação em um confronto histórico da Copa do Brasil, tudo isso na Serrinha. Não poderia ser de todo bom, mas no final deu tudo certo, voltamos a normalidade de sermos o único time goiano na elite do futebol brasileiro.

Mas o que vem em 2023 é melhor? O time do Goiás vai superar o ano de 2022, e dar um ano de tranquilidade ao torcedor esmeraldino? Perguntas essas que estão presentes na cabeça dos torcedores. O Goiás de 2022 foi permeado de desconfianças, desde a sua montagem até o último jogo da temporada, não houve uma partida sequer que o torcedor assistiu tranquilo, e quando o fez, se saiu bastante frustrado. Teve que ser no ‘Hard’, a meta era 45 pontos no brasileiro da série A, fizemos 46, o suficiente.

O suficiente para que tenhamos perspectivas melhores para 2023, e menos sofridos para nós, a diretoria não pode negar, porque foi sofrido demais. Já iniciamos corrigindo o principal erro de 2022, iniciar a temporada sem um técnico. Me perdoe Glauber Ramos, mas você não estava pronto para preparar e planejar um ano de série A. Fomos salvos pelo ‘leiteiro de pedra’, que fez um campeonato brasileiro salvador.

Goiás
Jair Ventura técnico do Goiás em 2022 – Foto: Rosiron Rodrigues (GEC)

Jair Ventura não seguiu no comando esmeraldino, e o Goiás trouxe um técnico que para mim, se equipara a qualidade de Jair e tem perfil vencedor, Guto Ferreira já está contratado e inicia a pré-temporada junto com o grupo. O Goiás permaneceu com boa parte da base do time de 2022, não permanecem no time a zaga titular no final do campeonato, Caetano e Reynaldo, o lateral-esquerdo Sávio, o volante Auremir, o meia-atacante Dadá e o centroavante artilheiro do Goiás no ano, Pedro Raul.

Goiás
Zagueiro Caetano do Goiás – Foto: Rosiron Rodrigues (GEC)

Com isso, vários nomes são especulados diariamente, e alguns confirmados por fontes fidedignas, o que já gera movimento dos torcedores nas redes sociais, o ano de 2023 está chegando e torcedores que já estão ‘cornetando’ alguns nomes especulados, seria esse um termômetro para a diretoria? Para o ano de 2023, o presidente Paulo Rogério disse que o orçamento para o futebol seria o dobro, afirmação que gerou expectativas altas em boa parte da torcida, mas precisamos ter os pés no chão e entender os ‘modus operantes’ da gestão atual, que em 2021 e 2022 teve contratações pontuais e com apostas e nomes contestados, mas que deram retorno e com isso os objetivos principais de cada temporada foi atingido.

O Goiás para o elenco de 2023 precisa reforçar às perdas no sistema defensivo com zagueiros, nas duas laterais, principalmente a esquerda em que sofremos demais no ano de 2022, onde tivemos uma esperança com Sávio, mas que se machucava com frequência. O Goiás não está construindo um carro, mas por favor VOLANTES, o Goiás precisa de Volantes, temos a esperança no futebol de Johny Lucas, que foi contratado em 2022 e não pôde jogar, deixando a estreia para 2023.

Temos Léo Sena, que o futuro ainda é incerto no Goiás e no futebol, mas ainda assim o Goiás precisa de primeiros, segundos e terceiros volantes, até quartos (risos). O Camisa 10 que mesmo com Elvis já era um pedido recorrente, com Marquinhos Gabriel então… o atual camisa 10 do Goiás é bastante contestado e uma segunda opção precisa ser prioridade, meia armador e construtor. Por fim, atacantes de beirada e uma referência no ataque, no elenco já contamos com Vinicius e Nicolas, que já são jogadores que tem a confiança da torcida, mas ainda precisamos complementar com algumas peças.

O ano de 2023 terá um calendário cheio para o Goiás, campeonato Goiano se inicia no dia 11 de janeiro, a Copa Verde tem início previsto para 18 de fevereiro, a Copa do Brasil no dia 22 de fevereiro, a fase de grupos da Copa Sul-Americana tem início previsto para 4 de abril e o Campeonato Brasileiro se inicia logo depois, no dia 15 de abril. Para o enfrentar a temporada, o Goiás precisara se aproximar da expectativa da torcida, e para isso precisa de um elenco forte e competitivo.

Para nós torcedores nos resta a torcida por um ano repleto de alegrias, por expectativas boas de novos tempos, vitórias e glórias, que ‘cornetemos’ o que houver de se ‘cornetar’ e apoiar o nosso Goiás Esporte Clube.

O Ano do Goiás de 2023 já começou, Saudações Esmeraldinas!

Leia Mais:

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.