Departamento médico do Goiás adquiri nova tecnologia para a prevenção de lesões

Foto: Divulgação/Goiás EC

O Goiás durante a formação de seu elenco para a temporada 2021, priorizou a contratação de atletas com um histórico de poucas lesões, e isso tem se demonstrado de estrema eficiência, já que na equipe esmeraldina, foram poucas as lesões graves que tenham tirado algum jogador por um longo período.

A Preparação Física e Fisiologia, trabalham em conjunto com este processo, avaliando os atletas e auxiliando na rápida recuperação e prevenção de futuras lesões. Para auxiliar nesses diagnósticos, o Departamento Médico do clube adquiriu um nova ferramenta, o software da Apollo, que através de termográfica, avalia as cargas musculares.

O software realiza um mapeamento térmico dos atletas, da emissão de calor corporal, assim ao longo do seu histórico, é possível saber que variações de temperatura podem influenciar em seu esforço físico, uma adaptação de treino ou até um foco de lesão. Além disso, especificamente no futebol o software fornece um mapa do nível de desgastes e recuperação de cada jogador.

O professor Leandro Campos, do Goiás Esporte Clube, comentou sobre a relevância de se observar diferentes aspectos para o monitoramento das cargas aplicadas no cotidiano, esta junção de fatores promovem uma qualificação da avaliação de cada jogador. Além disso, o profissional também explicou a importância do Software da Termografia para o trabalho do clube.

Temos usado esta ferramenta avaliativa da Apollo, principalmente após as partidas, como uma forma de ajudar no processo de recuperação dos atletas e confrontamos com outros dados da fisiologia, como o marcador bioquímico do CK e a avaliação do PSE, observando a mancha de calor da Termografia realizamos um comparativo e assim, em conjunto com a comissão, tomamos as decisões de acordo com cada caso específico – revelou Leandro Campos. 

Confira imagens do software utilizado pelo Goiás: