Dirigente do Goiás exalta campanha histórica que o clube vem fazendo na Copinha 2023

Goiás
Foto: Divulgação/GEC

O Goiás Esporte Clube vem fazendo uma bela campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde atualmente o time está na fase quartas de final, entre as oito melhores equipes do torneio que começou com 128 participantes. Ainda hoje, o Verdão pode fazer essa história ficar ainda melhor, pois logo mais, às 19h, o time irá enfrentar o Sport, em partida que pode garantir uma vaga nas semifinais do maior torneio de base do Brasil.

Dirigente exalta campanha histórica do Goiás

Goiás
Eduardo Pinheiro, diretor das categorias de base do Goiás – Foto: Rosiron Rodrigues

Em entrevista concedida às Feras do Esporte, da Rádio BandNews FM, o diretor das categorias de base, Eduardo Pinheiro, explicou as dificuldades para fazer a reformulação da base esmeraldina e ressaltou que essa atual campanha do time já é histórica, levando em consideração a pouca idade dos atletas inscritos pelo Verdão.

A campanha já é histórica porque é a primeira vez na história do Goiás que viemos com um grupo de atletas tão jovens e chegamos às quartas de final. Quando fomos vice-campeões em 2013, os atletas eram um pouco mais velhos. Eu e a antiga comissão técnica, comandada pelo Célio Lúcio na epoca, chegamos à base do Goiás em março e pegamos um time que foi eliminado logo na 1ª fase da Copinha. A saber, a maioria daqueles atletas era de 2021, ou seja, estava no seu último ano de sub-20. Com isso, metade do time já teria que ir para o profissional.

A outra metade, por sua vez, era de jogadores de 2002. Prontamente me reuni com  a comissão técnica e decidimos que seria melhor buscar atletas mais jovens, de 17 ou 18 anos, já pensando no futuro, projeção para o profissional. Em resumo, no nosso entendimento, aqueles jogadores de 2002 que permaneceram no clube não tinham condições de ingressar no elenco profissional um ano depois.

Dessa forma, já seria melhor fazer uma reformulação completa. E foi o que fizemos no primeiro semestre de 2022. No entanto, a janela de transferências, que também serve para a base, atrapalhou bastante porque jogadores que já possuíam contrato profissional não poderiam ingressar no nosso sub-20.

Com isso, esperamos até julho para trazer mais da metade do nosso elenco. A outra metade que ficou vieram de gestões anteriores e que selecionamos, já que, sim, esses atletas têm muito potencial para chegar ao profissional. Portanto, esse grupo da Copinha começou a jogar junto entre julho e agosto – explicou Eduardo Pinheiro.

Leia Mais: