Projeto de lei quer que estádios de Goiás tenham câmeras especiais para combater racismo e vandalismo no futebol

Goiás
Foto: Divulgação/Goiás EC

Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa (Alego) quer exigir que todos os estádio de futebol do Estado de Goiás tenham câmeras de monitoramento de 360º. A ideia é que essas câmeras sejam usadas para combater atos racistas e de vandalismo em eventos esportivos no Estado. A matéria está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa.

Estádios de Goiás poder ser obrigados a ter câmeras 360°

Goiás
Deputado estadual André do Premium (Avante) – Foto: Maykon Cardoso/Alego

O projeto de lei em questão é de autoria do deputado estadual André do Premium (Avante). Seu desejo é que essas câmeras tenham dispositivo de reconhecimento facial e sejam capazes de apontar também pessoas que portam armas brancas, ou até mesmo de fogo. Além disso, o pedido é para que as câmeras sejam posicionados de modo a registrar imagens de toda torcida e pontos de concentração de torcedores. A meta é utilizar os equipamentos para combater quaisquer tipos de atividades criminosas nos recintos esportivos.

É indubitável que a instalação de câmeras de reconhecimento facial nesses locais inibirá a ação criminosa, pois o delinquente saberá que ser reconhecido, e, se, ainda assim, praticar o crime, as câmeras o identificarão. Não bastasse, as câmeras também facilitarão a localização de eventuais criminosos foragidos e de pessoas desaparecidas – argumentou o deputado André do Premium.

Leia Mais: