Vai virar moda no futebol brasileiro? Federações entram com pedido para reconhecimento de título da Série B de 1986

futebol brasileiro
Treze x Ferroviário jogam pelo Torneio Paralelo de 1986 — Foto: Reprodução Diário da Borborema/Retalhos Históricos de Campina

Tem se tornado algo comum no futebol brasileiro os recursos apresentados por clubes e federações pedindo reconhecimento de títulos totalmente aleatórios como competições nacionais de Série A e Série B do Campeonato Brasileiro. O caso mais recente foi do Atlético-MG, que teve reconhecido a conquista do Torneio dos Campeões de 1937 como o primeiro Campeonato Brasileiro da história. Porém, agora a moda parece ter pegado de vez no futebol brasileiro.

Futebol brasileiro: Federações entram com pedido para reconhecimento de título da Série B de 1986

futebol brasileiro
Treze venceu um dos grupos do Torneio Paralelo de 1986 — Foto: Reprodução/Retalhos Históricos de Campina

As federações de Pernambuco e da Paraíba vão encabeçar o pedido para a homologação do Torneio Paralelo de 1986 como Campeonato Brasileiro da Série B daquele ano. Nesse sentido, a CBF deu o aval para que o processo pedido pelo Treze tenha seguimento, desde que este seja oficializado por alguma federação do futebol brasileiro. Além do time paraibano, também seriam beneficiados Central, Criciúma e Inter de Limeira, que dividiriam o título da Segundona de 1986.

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, está no Rio de Janeiro e vai levar o pedido pessoalmente ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Não vejo nenhum problema no reconhecimento no Torneio Paralelo como Série B de 1986. Não haveria prejuízo para ninguém, a competição não contaria pontos para o ranking atual. É apenas um afago na história. Os quatro times merecem o reconhecimento como campeões. E nós estamos aqui para defender o nosso filiado – disse Evandro, se referindo ao Central.

Através de nota, a CBF disse estar aberta ao pedido, bastando apenas ser provocada de forma oficial por alguma federação.

“Todos os filiados da CBF, através das federações, tem o direito de fazer suas solicitações e requerimentos. Mas só comentamos a partir do momento que ocorrer e não com especulações, mas a CBF está aberta a receber o pleito dos filiados”disse em nota.

Leia Mais: