Goianão 2024: FGF define moldes do torneio; veja como ficou

Goianão 2024
Foto: Comunicação/FGF

Com a temporada 2023 chegando ao fim, a Federação Goiana de Futebol (FGF) já trabalha na organização do Goianão 2024. Na competição do próximo ano, 12 equipes estarão na disputa pelo título do Goianão 2024. Anápolis, Aparecidense, Atlético Goianiense, Crac, Goianésia, Goiânia, Goiás, Iporá, Morrinhos e Vila Nova, que foram os times que permaneceram na elite do futebol goiano, além de Goiatuba e Jataiense, que subiram neste ano da Divisão de Acesso.

Goianão 2024 tem moldes definidos

Goianão 2024
Foto: Rosiron Rodrigues

Aconteceu nesta terça-feira (14) o conselho técnico para disputa do Goianão 2024. No ano que vem, o Estadual terá 17 datas, começando em 17 de janeiro e com final prevista para 7 de abril. A fórmula de disputa, que havia sido alterada em 2023, permanece a mesma, respeitando o que prega o Estatuto do Torcedor – a repetição do formato por pelo menos dois anos seguidos.

Serão 12 clubes se enfrentando uma vez em grupo e turno únicos. Os oito melhores avançam às quartas de final. Os dois piores serão rebaixados. A tabela ainda será confeccionada pela Federação Goiana de Futebol (FGF). Como cada clube faz 11 jogos na 1ª fase, os seis melhores colocados em 2023 (Atlético-GO, Goiás, Aparecidense, Anápolis, Crac e Vila) atuarão seis vezes como mandante e cinco como visitante.

A lógica se inverte para os demais, que, desta forma, farão cinco partidas em casa e seis fora. O Conselho Técnico definiu que poderá haver utilização do Árbitro de Vídeo (VAR) em qualquer jogo do torneio, mas, a princípio, isso está previsto apenas nas fases finais: quartas, semifinal e na grande decisão.

Leia Mais: