Goiás caiu subitamente de produção nos últimos 10 anos de Campeonato Brasileiro

Goiás
Foto: Divulgação/Goiás EC

O Goiás Esporte Clube já teve seus anos dourados no cenário do futebol brasileiro. O clube que sempre lutava na primeira parte da tabela de classificação na Série A do Campeonato Brasileiro, viveu nos últimos 10 anos uma fase de grande oscilação. Entre quedas e acessos, o clube chegou a ficar três anos seguidos na Série B, entre 2015 e 2018, fato inédito na história do clube.

Quando se tornou candidato a presidência do Alviverde, ainda no começo desse ano, Paulo Rogério Pinheiro, afirmou inclusive que um de seus principais objetivos era recuperar a década perdida pelo clube. Um período em que o Esmeraldino disputou mais a Série B do Campeonato Brasileiro, do que esteve na elite do futebol nacional. O primeiro passo foi retornar para Série A. Agora é se manter e colocar o Verdão em um patamar que ele já esteve no inicio dos pontos corridos, que começou em 2003.

Goiás
Paulo Rogério Pinheiro, presidente do Goiás – Foto: Euller Ramos

No formato de pontos corridos, o Esmeraldino chegou a ser o 5º colocado na classificação geral dos clubes, entre 2008/2009, ficando atrás apenas de São Paulo, Santos, Internacional e Cruzeiro. No ano de 2005, o Verde ainda fez mais, brigou pelo título da Série A do Campeonato Brasileiro, terminando a competição daquele ano em terceiro lugar e garantindo uma vaga na Copa Libertadores da América, um feito inédito para clubes do nosso estado, que inclusive nunca foi alcançada por nenhuma outra equipe da região.

No entanto, a partir daí o clube foi caindo e chegou a ficar na 15ª colocação em 2017/2018. Atualmente o Esmeraldino é o 14º colocado no ranking que tem pela ordem – São Paulo, Flamengo, Santos, Corinthians, Internacional, Grêmio, Atlético Mineiro, Fluminense, Cruzeiro, Palmeiras, Athletico Paranaense, Botafogo, Vasco, Goiás e Coritiba.

Gráfico mostra queda do Goiás no Ranking Geral dos pontos corridos

Leia Mais: