Goiás inicia campanha de conscientização sobre o descarte correto de lixo durante o Goianão

Goiás
Foto: Comurg

O verde do Goiás Esporte Clube, o amarelo do Iporá Esporte Clube e o laranja da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg); estas foram as cores dominantes no Estádio Hailé Pinheiro no último domingo (18/2), durante a partida Goiás x Iporá, pelo Campeonato Goiano de Futebol. Na ocasião, Prefeitura de Goiânia e Comurg lançaram a campanha Jogo Limpo, para conscientizar os torcedores goianienses sobre a importância do descarte correto do lixo.

Goiás dá ponta pé inicial na campanha

Goiás
Foto: Comurg

Os ônibus dos times de futebol dividiram as atenções com os caminhões das coletas orgânica e seletiva do município, que ficaram posicionados nos portões de entrada do estádio. Já no campo, antes do apito inicial do juiz, os garis da Comurg deram show de bola com faixas de alerta aos torcedores. “Assim como a bola busca o gol, os copos e demais embalagens devem balançar os sacos das lixeiras. Jogar lixo no chão é falta grave, cartão vermelho!”, brincou o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Além das lixeiras fixas, o estádio recebeu o reforço de tambores de 200 litros de capacidade para acomodar os resíduos gerados durante a partida. Sacos de lixo também foram distribuídos aos torcedores pela ONG Lixo Zero, parceira do projeto Jogo Limpo. Ambas as torcidas colaboraram, e o resultado foram arquibancadas e acessos com pouca ou quase nenhuma sujeira. “Um espetáculo de cidadania”, resumiu o prefeito Rogério Cruz. “Conseguimos unir torcidas em prol de um objetivo comum: o bem de Goiânia”, destacou.

Guilherme Pinheiro, torcedor esmeraldino, elogiou a iniciativa. “É uma iniciativa muito necessária. No fim dos jogos sempre tem muito copo descartável e lixo no chão. Tem que parar com essa cultura de achar que tem quem limpa, e contribuir”, disse.

No gramado, o time esmeraldino levou a melhor. O placar ficou 1×0 para o Verdão. Mas, no fim das contas, a vitória foi muito mais ampla, extravasando os limites do esporte. “A cidade como um todo sai ganhando hoje. Mostramos para os torcedores que é possível descartar corretamente o lixo gerado no estádio sem complicação, e que o mesmo pode ser feito no dia a dia em casa, no trabalho, nos espaços públicos e nas ruas. Somos todos Comurg Esporte Clube”, comemorou o presidente da Companhia, Alisson Borges.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Leia Mais: