Goiás de olho: Campeonato Goiano terá “VAR Light”; entenda como funciona

Goiás
Foto: FGF

O Goiás Esporte Clube reclamou bastante nas primeiras rodadas do Campeonato Goiano por conta dos diversos erros de arbitragem cometidos contra a equipe. Porém, a situação agora pode mudar, já que teremos uma atenção especial quanto a essa questão. A Federação Goiana de Futebol (FGF) anunciou nesta terça-feira que vai implantar o “VAR Light”, uma espécie de versão simplificada e mais barata do árbitro de vídeo, nos jogos do Campeonato Goiano.

Goiás é notificado sobre VAR Light

Goiás
Campeonato Goiano terá “VAR Light”, versão simplificada do árbitro de vídeo — Foto: Victor Hugo Araújo / TV Anhanguera

O primeiro teste do equipamento será no jogo entre Vila Nova e Inhumas, nesta terça-feira, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, operado por Wilton Pereira Sampaio, árbitro de duas Copas do Mundo – sendo uma delas como árbitro de vídeo, em 2018, na Rússia. Também haverá teste no jogo desta quarta-feira entre Goiás e Goianésia, na Serrinha. Sendo aprovado, o VAR Light será utilizado em todos os jogos até o fim do campeonato estadual.

A tecnologia é mais simples e custa cerca de 30% de uma operação do árbitro de vídeo convencional. Serão quatro câmeras. Não haverá nenhuma linha traçada no campo, porém, as imagens poderão ser utilizadas em lances de possível impedimento. O projeto é autorizado pela CBF e pela Fifa. A FGF anunciou o início dos testes do VAR Light em evento aberto à imprensa na manhã desta terça-feira (7).

Participaram o presidente da FGF, Ronei de Freitas, e o CEO da instituição, André Luiz Pitta. Além deles, marcam presença o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Goiás, Júlio César Mota, e o gerente de tecnologia do VAR da CBF, Lucas Almeida. Por fim, o representante da empresa 2Live, que disponibiliza a tecnologia, Daniel Neves, também esteve no evento

Leia Mais: