Goiás está entre os clubes da Série A que menos utilizou atletas da base em 2023

Goiás
Foto: Divulgação/GEC

Terceiro colocado na Copa São Paulo de Futebol Júnior, considerado o maior torneio de base do Brasil, o Goiás Esporte Clube está com uma boa safra de atletas em suas categorias de base. Prova disso é o desempenho do clube no Campeonato Goiano deste ano, onde o Verdão simplesmente se sagrou campeão em todas as categorias, do Sub-13 ao Sub-20. Porém, o aproveitamento destes atletas no profissional não tem sido tão bom.

Goiás está entre os times da Série A que menos usou jogadores da base em 2023

Em um levantamento feito pelo Espião Estatístico, do GE, o Verdão está entre os clubes da Série A que menos usou seus jogadores da base na temporada 2023. O clube esmeraldino aparece na 15ª colocação, com 22 jogadores utilizados até aqui. Números muito abaixo em relação a tradição do clube, que sempre foi considerado um dos maiores formadores de atletas do país, ainda mais se levarmos em conta o atual desempenho da base, que vem muito bem na temporada.

Goiás
Jogadores relacionados pelos times da Série A para ao menos um jogo oficial de qualquer competição desta temporada — Foto: Espião Estatístico

Os demais clubes que aparecem nesta lista e não fazem parte da Série A, estão aí por conta de que cederam atletas da base para equipes da primeira divisão. Foi pelas categorias de base do Grêmio que passaram mais atletas que, em toda a temporada, foram relacionados para ao menos um jogo oficial dos clubes da Série A. O Tricolor gaúcho participou da formação de 56 atletas, seguido de perto por Vasco e Fluminense, que participaram da formação de 55.

Vale destacar também que caso um mesmo atleta tenha passado pela base de dois clubes diferentes que estejam na Série A deste ano, a passagem dele é contada duas vezes, uma para cada formador. Porém, se neste ano o atleta passou por dois clubes diferentes, as passagens dele pela base só é contada uma vez.

Leia Mais: