Opinião: O Goiás já começou a disputar o Campeonato Brasileiro?

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

O Goiás enfrenta um difícil desafio neste início de Campeonato Brasileiro de 2023, e os resultados não têm sido favoráveis até o momento. Com cinco jogos disputados, o time acumula quatro derrotas e apenas uma vitória. Era esperado que enfrentar equipes como Athletico Paranaense, Internacional e Flamengo fora de casa fosse complicado, e os confrontos contra Corinthians e Palmeiras na Serrinha também não seriam fáceis.

Nesses cinco jogos, o Goiás marcou apenas três gols, sendo curioso notar que todos eles foram feitos em sua própria casa, no estádio da Serrinha, na única vitória conquistada até agora no campeonato. Nas quatro derrotas sofridas, o time não conseguiu balançar as redes e também não marcou gol quando atuou como visitante. Além disso, o Goiás sofreu gols em todas as partidas, totalizando 11 gols contra.

O desempenho do time tem deixado os torcedores preocupados. Embora em alguns momentos o Goiás mostre lampejos de bom futebol, a equipe carece de intensidade e constrói poucas jogadas ofensivas de qualidade, além de finalizar pouco ao gol adversário. O comando de Emerson Ávila tem sido questionado, e a cada jogo surge a necessidade de um técnico com mais experiência para liderar o time. Além disso, a falta de peças de qualidade para o ataque e para reposição é evidente, como é o caso da defesa, que conta apenas com três zagueiros, já que Bruno Melo, lateral de origem tem atuado como zagueiro.

O campeonato teoricamente começaria em casa contra o Botafogo, mas o time carioca tem surpreendido e lidera o campeonato com 100% de aproveitamento. Agora, o Goiás tem duas opções: interromper a incrível sequência de vitórias do Botafogo ou encarar mais uma derrota histórica.

Há um receio de que essas temidas cinco primeiras rodadas se estendam para seis, sete, oito, ou mais… e quando o Goiás entrar realmente no ritmo do campeonato, seja tarde demais para uma recuperação.

O que entristece e frustra ainda mais é que a culpa pelos resultados negativos tem sido colocados na arbitragem, em vez de ser atribuída àqueles que comandam o time. Essa atitude não ajuda a resolver os problemas e apenas desvia o foco do que realmente precisa ser melhorado.

É preciso que a diretoria reflita sobre a atual situação do time, busque soluções dentro e fora de campo e consiga uma reação efetiva do Goiás, para conquistar resultados positivos. Ainda há muito campeonato pela frente, e é importante que a diretoria tenha humildade para reconhecer os seus erros. A torcida sempre estará aqui para apoiar, mas também para cobrar.

Leia Mais:

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.