Após testes na partida do Goiás, FGF define o futuro do VAR Ligth dentro do Campeonato Goiano

Goiás
Goianão 2022 - Foto: Bruno Corsino/ACG

Na última partida do Goiás Esporte Clube, o time enfrentou o Goianésia, no Estádio Hailé Pinheiro, onde saiu vencedor pelo placar de 2 a 0. O resultado poderia até ter sido mais elástico, não fosse o VAR Ligth. Após o árbitro de campo marcar um pênalti para o Verdão, a tecnologia recomendou a revisão do lance, resultando na anulação da penalidade máxima. Porém, mesmo provando sua eficiência, o VAR Ligth não deve mais retornar nessa fase.

VAR Ligth só retorna na segunda fase do Goianão

Goiás
Foto: Victor Hugo Araújo / TV Anhanguera

Depois de testar a tecnologia na partida do Verdão, o VAR Light deve ser implementado apenas nas quartas de final. Isso porque a Federação Goiana de Futebol (FGF) ainda está estudando um acordo com a 2Live, representante oficial da Fifa quanto ao uso da tecnologia. Segundo a FGF, o VAR Light disponibiliza imagens para os árbitros com uma aparelhagem mais enxuta.

A captação das imagens é feita em tempo real por um aparato de quatro a oito câmeras, dependendo da estrutura da transmissão, espalhadas estrategicamente no campo de jogo. A versão light do recurso custa de R$ 10 mil a R$ 12 mil por jogo, até 40% mais barata que a tradicional. Justamente por isso, decidiram testar a tecnologia antes de fechar algum acordo.

Agora, o próximo passo é se ocorrerá o acordo entre FGF e 2Live, mas já se sabe que não haverá o recurso nas partidas da 10ª rodada do Goianão. Assim, é provável que, se houver o acordo, o equipamento volte apenas nas quartas de final. O Verdão volta a campo neste próximo domingo (12), quando recebe o Goiânia, às 10h, no Estádio Hailé Pinheiro.

Leia Mais: