Goiás presta homenagens para Hailé Pinheiro no dia que seria comemorado seu aniversário de 87 anos

Goiás
Foto: Reprodução/Sagres

No fim do ano passado, dia 7 de setembro para ser mais exato, o Goiás Esporte Clube perdeu o maior nome de sua história. Nesse dia, faleceu aos 86 anos o esterno presidente Hailé Pinheiro, devido a complicações de um câncer. Hailé nasceu em 13 de junho de 1936, em Itaberaí. Ele assumiu a presidência do clube pela primeira vez em 1963, com apenas 26 anos de idade. O dirigente ficou à frente do time por quase 60 anos.

Ele também foi presidente do conselho deliberativo e já chegou a acumular as duas funções – presidente executivo e do conselho. Ele ocupava o cargo de presidente do conselho deliberativo até junho de 2022, posição que depois foi assumida por seu sobrinho, Edminho Pinheiro. Hailé foi um dos principais responsáveis pelo crescimento do clube, estando à frente da construção do centro de treinamento do time e toda estrutura necessária para os atletas.

Goiás presta homenagens para Hailé Pinheiro

Goiás
Foto: Divulgação/GEC

Nesta última terça-feira, dia 13 de junho, Hailé Pinheiro estaria comemorando seu aniversário de 87 anos. A partir disso, nesta data, o clube homenageou o maior dirigente de sua história. Também em forma de homenagem, a Câmara Municipal de Goiânia elaborou um projeto de lei com o nome do ex-presidente esmeraldino. Assim foi criada a Comenda de Mérito Imperador Esportivo Hailé Selassié de Goiás Pinheiro.

A premiação será entregue anualmente para 20 personalidades que tiverem notável colaboração para a transformação e inclusão social por meio da prática esportiva. Neste ano, dentre os homenageados estiveram: Paulo Rogério Pinheiro (presidente executivo do Verdão e filho de Hailé), Adson Batista (presidente executivo do Atlético-GO), Hugo Jorge Bravo (presidente executivo do Vila Nova) e Elvis Mendes (presidente executivo da Aparecidense).

Além disso, Ronaldo Caiado (governador do Estado de Goiás), Daniel Vilela (vice-governador do Estado de Goiás), Rogério Cruz (prefeito de Goiânia) e Romário Policarpo (presidente da Câmara Municipal de Goiânia) também receberão homenagens, além de mais 12 personalidades. Em entrevista, Paulo Rogério falou sobre a sensação de ver o nome de seu pai eternizado através desta bela premiação.

É motivo de grande orgulho para todos os profissionais ligados ao clube ver que o nome Hailé Selassié de Goiás Pinheiro se tornou sinônimo de contribuição para o esporte. O prêmio, que carrega a marca de um homem idealista, extremamente competente e visionário, traduz tudo o que ele lutou para engrandecer a instituição e todo o futebol goiano – declarou Paulo Rogério.

Leia Mais: