Goiás ou Palmeiras? Entenda a polêmica envolvendo o pioneirismo do reconhecimento facial nos estádios do Brasil

Goiás
Foto: Márcio Hawk

Através do jornalista Ygor Bernardes, do Esmeraldino.com, foi questionado uma informação que vinha apontando o Palmeiras como o primeiro clube da América Latina a implementar o reconhecimento facial em seu estádio. Porém, o fato é que o Goiás Esporte Clube já vem utilizando essa tecnologia desde a temporada 2022, para 100% do seu estádio. A informação que o Palmeiras seria o pioneiro nesse quesito, partiu de grandes mídias brasileiras, como Yahoo, UOL e até mesmo o programa Jogo Aberto, da TV Bandeirantes São Paulo.

Diferente do Esmeraldino, o Palmeiras ainda está em fase de testagem dessa tecnologia, que foi apresentada nesta terça-feira (10), em jogo-treino contra o Monte Azul. O clube paulista espera poder fazer como o Goiás Esporte Clube e utilizar essa tecnologia em jogos oficiais, mas ainda sem data confirmada para isso. Quem também questionou a informação que vinha atribuindo ao Palmeiras essa iniciativa, foi o presidente do Conselho Fiscal do Goiás, Joaquim Edison, respondendo a uma publicação do programa Jogo Aberto.

https://twitter.com/JoaquimEdison1/status/1612874251987750912

Goiás foi o primeiro clube da América Latina a implantar o reconhecimento facial em seu estádio

Goiás
Goiás apresentando ao STJD e a CBF o inédito sistema de reconhecimento facial em 2022 – Foto: BandNews FM

No dia 30 de outubro de 2022, o Goiás Esporte Clube utilizou de suas redes sociais para apresentar a tecnologia de reconhecimento facial do Estádio Hailé Pinheiro, que segue desde então sendo utilizada em todos os jogos para 100% dos setores. Vale ressaltar que o clube esmeraldino foi o primeiro da América Latina a implantar tal tecnologia. O acessório foi integrado às catracas de entrada, fazendo um reconhecimento facial em todos os torcedores que comparecem aos jogos.

Com o novo aparato, a Serrinha se tornou mais segura para aqueles torcedores que perderam a vontade de frequentar os estádios, trazendo as família novamente ao espetáculo. Além disso, essa inciativa acabou com os cambistas nos jogos do Verdão, já que o ingresso se tornou nominal e intransferível. O Esmeraldino.com sempre irá honrar, zelar e exaltar a história do Goiás Esporte Clube, lutando contra qualquer um que tente diminuir esse clube de tantas glórias.

Leia Mais: