Goiás quer mudança no critério de disputa das competições de base organizadas pela CBF

Goiás
Foto: Divulgação/ CBF

Como já é de costume, em 2021, o Goiás teve grande destaque nas competições de base. O Esmeraldino foi campeão goiano no sub-20 e no sub-17 após vitórias sobre os rivais Vila Nova e Atlético Goianiense, respectivamente. Em entrevista concedida à rádio Sagres, o presidente do Goiás, Paulo Rogério Pinheiro, revelou que em 2022 pretende propor discussões sobre a realidade das categorias de base no Brasil.

Confira alguns trechos da entrevista do presidente do Goiás

Goiás
Paulo Rogério Pinheiro, presidente do Goiás – Foto: Mariana Tolentino/Sagres 730

O futebol de base tem que ser revisto no Brasil. Em janeiro ou fevereiro eu quero pegar uma avião e sentar com o presidente da CBF e com o diretor de seleções de base da CBF. Está totalmente errado futebol de base no Brasil, não posso aceitar que o Goiás fique de fora de todas as competições nacionais da base porque o time foi rebaixado.

Não posso aceitar um time igual o Audax, o Água Santa e vários outros pequenos que revelam os grandes craques e ficam de fora de competições porque não tem Série. Não pode ser assim, o sub-20 tem que ter o ranking dele e o sub-17 também. Não podemos ter equipes de alugueis no sub-20, onde empresários pegam um clube que não tem futebol de base e por estar em uma Série A jogam – destacou Paulo Rogério.

Além de criticar o atual método de ranking, o dirigente esmeraldino ainda ressaltou que os clubes brasileiros não revelam mais jogadores.

Não posso aceitar na Série A do sub-20 clubes que não são formadores estarem no ranking. Eu com uma estrutura belíssima como essa, com 21 campos, com 3.800 alunos na escolinha, estarem fora das competições nacionais porque o profissional não está lá (na Série A). Isso vai se refletir daqui sete, oito anos, quando o Brasil parar de revelas jogadores.

Os grandes clubes não revelam, eles buscam jogadores de 16, 17, 18 anos nos clubes menores e a custa de empresários trazem para os clubes grandes. Eles mesmos não pegam garotos de nove, dez anos igual o Goiás pega desde o sub-9. Isso está errado – afirmou.

A primeira competição de base que o Goiás vai disputar na temporada 2022 será a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Verdão está no grupo 17 com sede na cidade de Porto Feliz. A estreia será contra o Iape-MA no dia 05 de janeiro. Três dias depois o clube goiano enfrenta o Botafogo-SP e o último jogo da primeira fase será no dia 11/01 diante do Desportivo Brasil-SP.

Leia Mais: