Goiás vai receber crianças especiais e irá promover encontro com jogadores

Goiás
Foto: Divulgação/GEC

Nesta sexta-feira (13), os jogadores do Goiás Esporte Clube darão um tempo nas atividades cotidianas de treinos para receber um público diferente do que normalmente frequenta o Estádio Hailé Pinheiro, da Serrinha. Neste dia, dentro da celebração pelo Dia da Criança, o programa Caminhando pela Infância promoverá, a partir de 16h30, a 5ª edição do projeto Pequenos Craques – Futebol Especial, uma parceria com o clube de futebol, e que visa a inclusão, ao levar 80 crianças com deficiência para passar momentos divertidos junto aos atletas.

Goiás abre as portas para comemoração especial

Goiás
Foto: Divulgação/Goiás EC

Na programação, um evento totalmente voltado para crianças com atraso no neurodesenvolvimento, diagnosticadas com transtorno do espectro autista, apraxia de fala, paralisia cerebral, TDAH, entre outros, e que acabam por receber estímulo diferenciado nesse contato direto com os jogadores. Estão previstos desde brincadeiras e jogos com os atletas, fotos, sessão de autógrafos e muita tietagem. Os organizadores buscaram parceiros e patrocinadores para garantir a gratuidade do evento e para tornar a tarde ainda mais especial, com os pequenos tendo acesso a guloseimas, como picolés, algodão doce e pinoca, tudo distribuído gratuitamente.

Os participantes chegarão ao estádio devidamente uniformizados com camisetas pensadas exclusivamente para o momento. Desde a sua criação, o projeto já beneficiou 260 crianças, o que leva a psicóloga Maria Paula Chaim, idealizadora do Pequenos Craques, a sempre repetir a iniciativa ano a ano.

Além da formação de memórias afetivas a ação estimula diversas habilidades fundamentais na infância, principalmente para crianças com atraso no neurodesenvolvimento, situações como trabalhar o tempo de espera, compartilhar um brinquedo, brincar em um contexto livre, isso sem falar o vivenciar o espaço ocupado pelos ídolos. É emocionante ver, por exemplo, uma criança pisar em um gramado de treino, lugar onde ela nunca esteve antes – explica Maria Paula.

Ela acrescenta, ainda, o sentimento de pertencimento que desperta nas crianças e nas famílias, porque é um evento pensado exclusivamente para elas, na medida para que se sintam bem e acolhidas. Maria Paula acrescenta que não há como negar que o processo de acolhida das crianças, a alegria delas ao receber a atenção dos atletas, acabam por impactar positivamente também os pais e responsáveis. Outro ponto a ser destacado é o de levar a sociedade a se adequar para receber melhor esse publico.

Um exemplo é o olhar adotado pelo próprio Goiás em relação à causa. Neste ano, em lembrança pelo dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o clube jogou com um uniforme especial, em referência à causa, e ainda inaugurou um camarote especial para o público com transtorno do espectro autista e TDH em seu estádio.

Esses gestos fazem parte dos inúmeros frutos que colhemos desde o primeiro ano da ação – completa Maria Paula.

Amanda Ferro, cujo filho de oito anos é diagnosticado com transtorno do espectro autista, é uma das que fazem coro à relevância do projeto na vida das crianças. Ela conta que esperam pela ação do projeto o ano todo e que sempre participam.

O Pequenos Craques é um evento que à gente espera ansiosamente! Nós país nos sentimos acolhidos e nossas crianças se divertem muito; é possível perceber o cuidado e o carinho nos detalhes. Nós amamos participar – afirma mãe.

Sob a perspectiva do que temos hoje socialmente, dá para imaginar a satisfação dos país em ter um evento pensado para a criança atípica. Isso porque a organização do Pequenos Craques pensa a ação de forma a não fugir do que é agradável e recomendado a esse público. No fim do dia, o que se leva para casa são fotos, memórias e a certeza de que é possível a sociedade se adequar às crianças com deficiência, e que atitudes como a dos jogadores do Goiás Esporte Clube, aos poucos, vão mudar mentalidades, para que a sociedade esteja cada vez mais aberta às diferenças.

Sobre Maria Paula Miranda Chaim Aidar:

Psicóloga, neuropsicóloga, doutoranda em psicologia e educação, mestre em especialista em Transtorno do Espectro Autista, atua com diagnóstico e intervenção precoce nos transtornos do neurodesenvolvimento e supervisões de caso. Idealizadora e responsável pelo Caminhando Pela Infância e pelo Projeto Clínica-Escola Centro de Desenvolvimento Infantil-Centrinho.

Serviço: Programa Pequenos Craques em visita no Goiás Esporte Clube
Data: 13 de outubro de 2023- Horário: 16h30
Local: Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha) -Av. Edmundo P. de Abreu, 721-St. Bela Vista, Goiânia

Leia Mais: