Mercado da Bola: 10 defensores ficam livres para assinar de graça com seu time

Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Como já é tradição no futebol brasileiro, ao fim de uma temporada, o mercado da bola se agita com especulações, contratações e também rescisões de contrato. Muitos clubes aproveitam esse momento para reforçar sua equipe, já que com as rescisões de contrato acontecendo, vários jogadores ficam livres no mercado da bola.

O Goiás é o exemplo de uma equipe que utiliza dessa estratégia. Com menor poder aquisitivo comparado a equipes do eixo Rio/São Paulo como Flamengo, Fluminense, Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras, o Esmeraldino procura boas oportunidades para contratar reforços sem custo. Pensando nisso, nossa reportagem fez um lavamento de 10 defensores que podem chegar de graça ao seu clube em 2022.

10 defensores que ficarão livres no mercado da bola para 2022 

Rafinha
Rafinha rescindiu com o Grêmio e está livre no mercado da bola
Foto: Reprodução/twitter

Rebaixado com o Grêmio, o lateral-direito Rafinha, de 36 anos, não irá permanecer no clube e está livre no mercado. O jogador que teve boa passagem pelo Flamengo, deu oito assistências na temporada vestindo a camisa do Tricolor Gaúcho.

 Rafael Forster
Foto: Gabriel Tadiotto/EC Juventude

Revelado pelo Internacional, com passagens por Botafogo e Goiás, o zagueiro Rafael Forster, de 31 anos, fez parte da campanha que manteve o Juventude na Série A. O defensor foi titular em quase todo Brasileirão, jogou 39 partidas e ficará livre no mercado.

Bruno Cortez
Foto: Lucas Ubel/ Grêmio

Assim como fez com Diego Souza e Rafinha, o Grêmio decidiu não permanecer com o lateral-esquerdo Bruno Cortez, de 34 anos, para 2022. Nessa temporada, Cortez disputou 43 jogos e deu duas assistências.

Edimar
Foto: Marcello Zambrana/AGIF

O experiente lateral-esquerdo Edimar, de 35 anos, deixou o Red Bull Bragantino. Nesta temporada, Edimar deu uma assistência em 44 jogos e foi titular em boa parte da campanha do Massa Bruta na Serie A do Brasileirão.

Egídio
Foto: Lucas Merçon/FFC

O lateral-esquerdo Egídio, de 35 anos, não foi aproveitado como gostaria pelo Fluminense. Por isso, o jogador está decidido a ir embora após o fim do seu vínculo na conclusão deste ano. O atleta fez um gol e deu três assistências em 36 jogos na temporada.

Uendel
Foto: AssCom Dourado

Ex-Corinthians e Inter, Uendel disputou a temporada de 2021 pelo Cuiabá. O lateral esquerdo de 33 anos, fez 45 jogos pelo time até o fim de seu contrato. O atleta agora está livre no mercado da bola.

Victor Ferraz
Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Ex-Santos, o lateral-direito Victor Ferraz, de 33 anos, disputou apenas duas partidas na temporada pelo Grêmio. Fora dos planos da equipe, o jogador antecipou o fim do seu vínculo e está desde novembro sem clube.

Paulão
Foto: AssCom Dourado

Paulão é o típico zagueiro firme. Com 35 anos, o jogador tem passagem por clubes como Inter, Grêmio e Cruzeiro. O defensor estará livre no mercado após o fim de seu vínculo com o Cuiabá, em dezembro deste ano.

Nino Paraíba
Nino Paraíba tem contrato com o Bahia até o final de dezembro e não deve permanecer para 2022
Felipe Oliveira/EC Bahia

Nino Paraíba não conseguiu evitar o rebaixamento do Bahia nessa temporada. Ao longo do ano, o lateral-direito de 35 anos, teve boas participações, principalmente em chegadas ao ataque. Durante as 51 partidas disputadas, Nino marcou um gol e deu quatro assistências.

Klaus
Foto: Stephan Eilert

O zagueiro Klaus, de 27 anos, não foi muito utilizado pelo Ceará ao longo desta temporada. Ao todo, foram 14 jogos e um gol marcado. Klaus agora fica livre no mercado da bola e procura um novo clube para 2022.

Leia Mais: