Com sistema de informatização moderno, Terminal Hailé Pinheiro já está operando normalmente em Goiânia

Hailé Pinheiro
Foto: CMTC

O Terminal Hailé Pinheiro, construído em homenagem ao ex-dirigente do Goiás Esporte Clube, que faleceu no ano passado, entrou em operação neste último sábado (16/) com um moderno e eficiente sistema de informatização, que inclui painel de LED, mapa sinóptico do BRT Norte-Sul, 44 câmeras de videomonitoramento integradas aos sistemas de segurança pública do município e do Estado, totens eletrônicos e equipamentos de autoatendimento.

Terminal Hailé Pinheiro já está operando

Hailé Pinheiro
Foto: Jackson Rodrigues

Na entrada do novo terminal Hailé Pinheiro, que integra o sistema BRT Norte-Sul, um painel de LED disponibiliza informações sobre as linhas atendidas e os horários em tempo real de partidas dos ônibus. Além disso, o novo terminal conta com totens e sistemas de sonorização com orientações aos passageiros.

O terminal também está equipado com sinalizações, placas orientativas e máquinas de autoatendimento que integram o sistema informativo do local. Um mapa sinóptico do BRT Norte-Sul também compõe esse sistema e vai apresentar a conexão de diversas linhas de ônibus. Além de destacar as rotas e estações do BRT, o mapa vai mostrar como o corredor se integra aos pontos de interesse público ao longo do caminho.

A segurança é outra prioridade, com um sistema de 44 câmeras conectadas à Central de Controle Operacional do RedeMob Consórcio e às centrais de monitoramento do município de Goiânia e da Secretaria de Segurança Pública do Estado. De início, a expectativa é que o sistema de segurança beneficie mais de cinco mil pessoas que devem passar pelo terminal diariamente. O local também conta com uma sala para Polícia Militar e uma área de apoio e refeitório para os profissionais que trabalham no transporte público coletivo.

Por conta de todas essas inovações tecnológicas, os ônibus que passam pelo Terminal Hailé Pinheiro devem desenvolver uma velocidade média entre 22 e 26 km/h, que deve impactar em um ganho de tempo de viagem esperado de até 40%.

Novo terminal
O terminal Hailé Pinheiro conta com duas plataformas de embarque e desembarque que vão atender, além do BRT, outras 12 linhas que ligarão os diversos bairros da região. O local também vai ampliar seis linhas e criar dois novos destinos. Três linhas serão encurtadas, ou seja, terão uma rota menor.

Assim como outros terminais de Goiânia, o Haillé Pinheiro nasce com o novo conceito de espaço aberto. Desta forma, as validações das viagens são feitas dentro dos ônibus e os embarques realizados pela porta da frente. A expectativa é de que o terminal receba um fluxo médio de 280 viagens diariamente.

Confira as linhas de ônibus do novo terminal

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Leia Mais: