O mundo do futebol pode passar por grandes mudanças na manhã desta terça-feira (03), já que os 20 clubes da Série A convocaram uma reunião que poderá selar a criação de uma liga independente no futebol brasileiro. A reunião acontecerá logo mais, às 10h, em um hotel de luxo na cidade de São Paulo. A nova liga inclusive já ganhou seu nome: Libra. Houve forte articulação entre os próprios clubes no fim de semana para que todos estivessem presentes.
Criação da nova liga brasileira deve agitar o mundo do futebol

A carta-convite é assinada pelo bloco composto por Flamengo e os cinco clubes paulistas que estão na elite nacional (Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo). Nela, é detalhada a estruturação jurídica da criação da nova liga, com a Libra associação sendo detentora das ações da sociedade empresarial chamada de Libra S.A..
Diz a carta-convite que a eventual não aderência de um número mínimo de clubes previsto no estatuto da associação determinará a inviabilização momentânea da criação de uma liga, mas permitirá contudo que a associação reúna os direitos dos clubes que aderiram e os represente em bloco nas negociações. Mas o documento deixa claro. A intenção é formar a liga já nesta terça:
Pretende-se promover a constituição da Libra, e da sociedade empresarial Libra S.A., em Assembleia Geral dos fundadores que realizar-se-á no dia 3 de maio de 2022, às 10h, na cidade de São Paulo. A participação de todos os clubes seria extremamente relevante para compor o quadro dos clubes pioneiros na implantação desse projeto, figurando como fundadores da Libra – diz a carta.
No documento que convoca os clubes para a reunião desta terça-feira, é exposto o argumento de que as competições brasileiras deveriam estar no mesmo patamar ou em nível superior a equivalentes competições no mundo do futebol.
Convictos de que os fundamentos e razões para a criação de uma Liga que congregue os principais clubes profissionais do futebol já foram debatidos à exaustão, resta, neste momento, agir para dar corpo à entidade jurídica que representará esta congregação, para o que será necessário a constituição de uma associação sem fins lucrativos, que representará a Liga do Futebol Brasileiro – LIBRA, a ser formada por clubes de futebol que a ela decidam aderir, e a constituição de uma sociedade empresarial, a LIBRA S.A., que terá a própria LIBRA como sua única acionista – explica a carta dos clubes.
Leia Mais:
-
Após deixar o Goiás, meia estreia marcando gol em seu novo clube; assista ao lance
-
Ex-Goiás, Léo Sena vive drama pessoal e segue lutando contra doença no coração
-
Procurado pelo Goiás, jogador já tem data para se apresentar ao Atlético-GO
Veja mais notícias do Goiás, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Goiás Esporte Clube.