Na busca de um técnico para o Goiás, Edminho Pinheiro revela: “Pode ser um europeu”

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

Aos 57 anos, Edminho Pinheiro tem assumido papel mais presente no futebol do Goiás e diz que isso tem ocorrido porque o atual presidente, Paulo Rogério Pinheiro, o quis ao lado. Neste início de 2022, o dirigente participa da montagem do elenco para a temporada e da definição de comissão técnica. Não há pressa, garante, ao dizer que terá “paciência de Jó” para escolher novo técnico do Verdão.

O dirigente deu detalhes do processo para buscar um treinador, que prefere que seja estrangeiro. Após o acesso, o vice do Conselho Deliberativo diz que objetivo do Goiás tem de ser estar na Série A em 2023 e que tem estudado com muita cautela o nome do novo treinador esmeraldino. Confira alguns trechos da entrevista de Edminho Pinheiro ao jornal O Popular.

Edminho revela detalhes da busca pelo novo treinador do Goiás

Goiás
Edminho Pinheiro, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Goiás – Foto: Rádio Bandeirantes
Missão de escolher um treinador

Não é uma missão específica para contratar treinador. A primeira missão é do, aí sim dirigente, nosso vice-presidente de futebol (Harlei Menezes). Sou auxiliar do Harlei para a montagem de um elenco como todo. Tanto do treinador, claro, como do elenco. Nossa missão é completa.

Preferência por técnico estrangeiro

Temos visto muitas experiências e conhecemos todos os treinadores brasileiros. Estamos enxergando, e não é pelo modismo, que precisamos trazer para o futebol brasileiro novas culturas. Precisamos mesclar o talento dos nossos jogadores com uma cultura um pouco diferente dos comandantes. Os estrangeiros são treinadores que, por si só, procuram estudar mais, serem diferentes e extrair mais dos jogadores. O Goiás vai buscar um treinador que seja do tamanho do Goiás e que tenha feito trabalhos fora com destaque em clubes menores, que aceite diálogo com a diretoria e que entenda que ele não seja o senhor absoluto da razão. É uma série de análises que estamos trabalhando para encontrar esse perfil.

Técnico sul-americano

Pode ser um europeu. Claro que o português tem a facilidade da língua e não dificultar na comunicação é muito importante.

Experiência no futebol brasileiro

Dificilmente vai ser alguém que trabalhou no Brasil.

Dupla com Harlei Menezes para buscar novo treinador

Nos falamos o dia todo enquanto estamos acordados. Tenho muitos contatos na Europa, na América do Sul e pessoas de todas as áreas. Estamos pesquisando, mas ele é o para-raios, tudo chega para ele. Nós também pegamos muitas informações com nosso time de analistas (de desempenho), o Dudu (Eduardo Pinheiro) e Rodolpho (Chinem), que ficam estudando todos os números. É um trabalho em conjunto.

Indicações recebidas

De ontem (quarta-feira) para hoje (quinta-feira) devem ter chegado uns 50 nomes.

Conversas em andamento

Estamos estudando alguns nomes e começamos a conversar, a entrevistar e, quando for a hora de contratar, o Harlei vai no local para conhecer de perto, fazer uma entrevista in loco.

Leia Mais: