Opinião: Goiás terá chance de ouro contra o Flamengo

Goiás
Foto: Getty Images / Divulgação

Na próxima quarta-feira (20), Goiás e Flamengo se enfrentam no Estádio Hailé Pinheiro, às 19h00, em confronto válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2023. Antes deste duelo, ambas as equipes entrarão em campo para jogos que exigem o mais alto nível: o Flamengo faz a primeira partida da final da Copa do Brasil, contra o São Paulo, no domingo (17). Já o GEC, visita o Palmeiras amanhã (15), pelo Brasileirão.

Flamengo focado na Copa do Brasil pode ser benéfico ao Goiás

Goiás
Foto: Divulgação/GEC

Goiás e Flamengo já protagonizaram jogos marcantes ao longo da história, incluindo semifinal e final de Copa do Brasil. Para o torcedor esmeraldino, o duelo diante do rubro-negro carioca sempre é especial, e uma rivalidade com os flamenguistas do estado sempre é aflorada. Apesar disso tudo, o confronto entre as equipes não vem sendo equilibrado nos últimos anos.

Para se ter uma ideia, a última vez que o Goiás venceu o Flamengo foi em 2014, há mais de 9 anos. Quando limitamos o cenário à Goiânia, o GEC não derrota a equipe carioca em casa desde 2009, 14 anos. Nos últimos dois jogos em Goiânia com presença das torcidas, dois empates com o GEC estando muito próximo da vitória. A derrota que aconteceu na temporada da pandemia não teve presença de público.

Em 2019, após o badalado time comandado por Jorge Jesus abrir 2 a 0 no Serra Dourada, o Goiás de Michael e Rafael Moura foi buscar o empate, e se houvessem mais cinco minutos de jogo, a virada esmeraldina teria acontecido. No ano passado (2022), outro empate, dessa vez por 1 a 1, na Serrinha. Neste caso, além de jogar melhor, o Goiás vencia até a reta final da partida, mas o rubro-negro carioca empatou em um lance polêmico, no qual o atleta do Flamengo faz uma possível falta em Tadeu dentro da pequena área.

O “quase” impediu essas duas vitórias, mas dessa vez a sorte parece sorrir para o Verdão. Afirmo isso porque o Flamengo irá visitar o GEC na Serrinha em meio aos dois jogos que decidem a Copa do Brasil, contra o São Paulo. É certo que o Fla irá mandar apenas os reservas para Goiânia, gerando uma possibilidade maior do Goiás conseguir os três pontos.

Além de quebrar um longo tabu, a vitória para o GEC é de suma importância quando olhamos para a tabela, já que após receber o Flamengo, o clube esmeraldino vai visitar o líder Botafogo, um jogo no qual será dificílimo pontuar. Vencer o Fla em casa é dar uma alegria imensa ao torcedor e respirar com tranquilidade na classificação do Campeonato Brasileiro.

Leia Mais:

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.