Opinião: Um Goiás com cara de Goiás

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

O Campeonato Brasileiro da Série B está encerrando sua terceira rodada hoje e eis que o Goiás chegou ao grupo de quatro melhores colocados (G4), mesmo tendo feito duas partidas fora de casa (Ceará/CE e Brusque/SC), contra adversários que vão dar trabalho na competição, caso não consigam brigar diretamente pelo acesso. O Verdão é o terceiro colocado com 7 (sete) pontos, estando atrás somente do Santos/SP (9) e do Sport/PE (9), e com a mesma pontuação da Chapecoense/SC (7).

Estamos, ainda, no começo da competição, mas já é possível entender que será um campeonato muito disputado, considerando que temos o próprio Ceará (2), América/MG (5) e Coritiba/PR (4), brigando por uma das vagas, além de alguma outra equipe menos tradicional, que sempre costuma se destacar, a exemplo de Vila Nova/GO (6) e Novo Horizontino/SP (6), que tem um bom aproveitamento neste início da Série B.

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

Nosso próximo confronto já tem dia e hora marcada, sexta-feira (10/05), às 21h30, na Serrinha, contra o vice-lanterna Ituano/SP (0), que perdeu todos seus jogos até aqui, sendo dois deles em seus domínios. Pelo que vi, o Goiás conseguiu montar um time qualificado e experiente, que deve ter suas oscilações, mas saberá administrar os momentos de dificuldade ao longo da competição. O que importa é a vitória ou não tropeçar diante de adversários em crise ou tecnicamente inferiores, motivo pelo qual deve-se evitar o “oba-oba” ou “já ganhou” nesse próximo confronto.

Obviamente, o torcedor esmeraldino quer festa e ir à forra, mas que tenha paciência para fazer isso só no final, pois o que vale é o acesso e a montagem de um time competitivo para 2025, sem esquecer, é claro, as chances reais de avançar na Copa do Brasil. Estive na Serrinha no jogo contra o Cuiabá/MT e pude perceber o nervosismo e a ansiedade de parte da torcida. O futebol mudou e temos de aceitar que o Goiás ainda não tem a cara do velho e tradicional Goiás. Parece, mas ainda não é aquele Verdão quase imbatível em seus domínios e que lutava bravamente fora de casa.

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

Temos vários pontos positivos até aqui e não cabe discutir o que se destaca, apesar de já existir uma mentalidade de grupo e uma boa compreensão tática. O mérito é do grupo e, principalmente, da comissão técnica capitaneada por Márcio Zanardi, que está mostrando aquilo que esperávamos dele. Que bom ser o Goiás o clube que dará a esse treinador a oportunidade se destacar no cenário nacional. Que seja uma relação recíproca, duradoura e todos ganhem com sua passagem por aqui. Estou gostando dos esquemas de jogo, do discurso e da visão que ele tem sobre o elenco.

Agora nossos jogadores entenderão que precisam mostrar serviço para ter oportunidades. Tivemos, entre os titulares que iniciaram a última partida, pelo menos 07 (sete) jogadores que chegaram com a nova comissão técnica, considerando que Edson já estava por aqui, embora não fosse titular. Ciente que nada muda, quando nada muda, Zanardi resolveu mudar e acertou. Outro fator importante é a mentalidade dos novos jogadores, principalmente Galhardo, Marcão e David Braz. São peças importantíssimas e que irão nos ajudar muito nesse processo. Eles ajudam dentro e fora de campo.

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

Estou otimista para o próximo confronto em casa e penso que, como torcedor, temos de nos ajustar e mudar nossa mentalidade. Vamos ao estádio para apoiar o Goiás em qualquer circunstância. Estádio não é lugar para extravasar ou para desabafos. Torcida que não joga junto, atrapalha e muito o time. Precisamos manter um ambiente saudável e proporcionar ao nosso time todo apoio e confiança necessários. É lógico que o passado importa e não será esquecido, mas existe a hora certa e o local adequado para fazer críticas e cobranças.

Enquanto esse time estiver com a cara do bom e velho Goiás, terá nosso apoio incondicional. Até aqui conseguimos recuperar o respeito e criar algumas boas expectativas quanto ao futuro e nosso acesso. Sabemos que não será fácil, mas com um grupo qualificado e aguerrido, nossas chances aumentaram. Vamos apoiar no estádio, em casa ou onde quer que estejamos. Temos uma grande torcida e merecemos um time à altura.

ETERNAMENTE SEREI GOIÁS.

Leia Mais:

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.