Série B 2021: clubes já somam mais de 183 reforços e duas trocas de técnicos

Em meio à incerteza do cenário da pandemia no país, com alguns campeonatos estaduais paralisados, a movimentação de início de temporada dos clubes que disputam a Série B do futebol brasileiro rende bons números para avaliação, ainda que não seja possível fazer um comparativo no âmbito esportivo (por exemplo, o Coritiba só disputou uma partida oficial, enquanto o Sampaio Corrêa já vai para seu 10º jogo).

Até aqui os clubes da Série B já contrataram 183 novos atletas, o que dá uma média aproximada de 9 jogadores por equipe. Sampaio Corrêa (14), GE Brasil-RS (14) e Coritiba (13) puxam a fila de contratações. Do outro lado, o Goiás (2) foi o time que menos foi ao mercado, seguido pelo Vasco (3).

A Série B é tida como o campeonato nacional que mais demite técnicos no mundo. Segundo dados levantados pelo Centro de Estudo Internacional do Esporte, os clubes que disputam a competição mudam seus técnicos a cada 122 dias. É o caso de Vila Nova e Londrina, que ainda nem fecharam o segundo mês da temporada e já decidiram pela troca de comando.

Márcio Fernandes saiu do Vila Nova com apenas 2 jogos na temporada, com 1 vitória e 1 empate. Para seu lugar foi contratado o técnico Wagner Lopes. Já Silvinho, ex-técnico do Londrina, foi demitido após 3 jogos, com 3 empates. Como curiosidade, os dois treinadores assumiram os clubes na reta final da Série C e conquistaram acesso à Série B.