Novo técnico do Goiás: Conheça mais sobre o nome que vem ganhando força na Serrinha

Goiás
Foto: Divulgação/Goiás EC

Como trouxemos mais cedo aqui no Esmeraldino.com, o Goiás Esporte Clube deve iniciar negociações para contratar o técnico Zé Ricardo, ex-Vasco e Flamengo, que estava por último no futebol japonês. O nome tem dividido opiniões entre os torcedores, com grande maioria reprovando a chegada do novo treinador. Pensando nisso, trouxemos alguns dados sobre a carreira de Zé Ricardo, o que pode ajudar o torcedor a conhecer um pouco mais sobre o profissional.

Conheça mais sobre Zé Ricardo, possível novo técnico do Goiás

Goiás
Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Nascido em 13 de março de 1971, Zé Ricardo deu seus primeiros chutes na base do São Cristóvão e depois passou pelo Olaria, se aposentando precocemente e sem se profissionalizar. Porém, foi no futebol de salão que Zé Ricardo se destacou como atleta e treinador. Após boas campanhas como treinador do time de futsal do Flamengo, Zé Ricardo migrou para o campo, em 2005, no Sub-13 do rubro-negro carioca, mas deixou a equipe em 2008 para comandar o Audax-RJ. Retornou ao Flamengo já no Sub-15, em 2012. 

Em meio ao sucesso com o Sub-15, em que chegou a ter seis jogadores defendendo a Seleção Brasileira na categoria, Zé Ricardo foi promovido ao Sub-20, em 2014. Chegou a ser convidado, por Erasmo Damiani, coordenador de base da CBF, para assumir a Seleção Brasileira Sub-15. Após 48 horas de reflexão, recusou a proposta e preferiu permanecer no Flamengo, onde logo no ano seguinte, em 2016, se sagrou campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Com o título da Copinha na bagagem, passou a treinar o time principal como interino, após Muricy Ramalho se afastar do clube, por problemas de saúde. Até que em 14 de julho de 2016, foi efetivado pela diretoria Rubro-Negra. Sua principal conquista no profissional foi justamente comandando o Flamengo, em maio de 2017, quando ergueu a taça do Campeonato Carioca, ao derrotar o rival Fluminense.

O Flamengo, dirigido por Zé Ricardo, terminou o Estadual de forma invicta e com a melhor defesa e o melhor ataque da competição. Esteve à frente do clube de maio de 2016 até 6 de agosto de 2017, quando não resistiu à pressão e foi demitido. Supreendentemente, foi anunciado 17 dias depois como novo técnico do Vasco da Gama, grande rival do Rubro-Negro, assumindo o lugar deixado por Milton Mendes.

Pediu demissão do Vasco no dia 2 de junho de 2018 após uma derrota de 2 a 1 para o Botafogo. O Botafogo acabou sendo seu novo clube, contratado no dia 4 de agosto de 2018, permanecendo no clube até 12 de abril de 2019, quando foi demitido, um dia após a eliminação na Copa do Brasil para o Juventude-RS. Depois, teve um curta passagem pelo Fortaleza, com apenas 8 jogos. Em seu próximo destino, Zé Ricardo assumiu o Internacional, onde também durou pouco, fazendo 15 jogos.

O treinador se aventurou fora do país pela primeira em 2021, quando comandou o Qatar SC, mas acabou sendo demitido após apenas nove jogos, alegando “incompatibilidade de ideias”. Retornou ao Vasco e vinha fazendo boa campanha na Série B de 2022, até que pediu demissão para aceitar a proposta do Shimizu S-Pulse, do Japão. Sua passagem pelo Japão, no entanto, também não foi feliz, e o comandante acabou sendo demitido no dia 3 de abril de 2023, com 28 jogos e apenas seis vitórias.

Leia Mais: