Avaí pode perder acesso à Série A após denúncia no STJD; entenda o caso

Goiás
Foto: Daniela Lameira/Site STJD

O acesso do Avaí à Série A do Campeonato Brasileiro está ameaçado. Sete jogadores que estão com salários atrasados acionaram o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e formalizaram a denúncia contra o clube. Por conta disso, o Leão da Ilha corre o risco de perder três pontos na classificação final da Série B de 2021, o que bastaria para tirá-lo do G-4: o CSA ficaria com a quarta vaga.

Jogadores denunciam e Avaí pode perder vaga na Série A

avaí
Edílson foi um dos jogadores que acionou o Avaí na justiça – Foto: André Palma Ribeiro

Especialista em Direito Desportivo, Mário César Bertoncini, que atua como Procurador do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC), explicou em entrevista concedida à rádio CBN Diário, explicou que dificilmente haverá punição ao Leão da Ilha.

Dificilmente o Avaí será punido. Em relação ao processo em si, existe sim a possibilidade. Talvez a primeira lembrança seja o caso do Figueirense de alguns anos atrás, mas naquela situação ele foi acionado por outro clube. A legislação diz que deve ser acionado pelos próprios atletas ou pelo sindicato. No caso do Avaí, o requisito está cumprido.

Tem um detalhe importante que são esses 30 dias que os atletas podem ajuizar a medida mesmo após o campeonato. Mudou a divisão, diretoria, então é natural que haja mudança. Os jogadores incomodados com os atrasos. A denúncia já foi feita e o Avaí terá que se manifestar. Ele tem o prazo de 15 dias para comprovar que já pagou ou que vai pagar – explicou Bertoncini.

Diego Renan, Edílson, Iury, João Lucas, Jonathan, Rafael Pereira e Ronaldo, que não tiveram os contratos renovados para 2022, procuraram o Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol do Estado de Santa Catarina (SAPFESC) para efetuar a denúncia, que na última segunda-feira foi encaminhada ao STJD após notificação ao Avaí.

O Avaí conquistou o acesso para Série A deste ano na última rodada, quando restava apenas uma vaga sobrando, já que as outras três estavam preenchidas por Botafogo, Goiás e Coritiba, respectivamente. Para não ser punido, o clube já quitou na tarde de ontem (30), cerca de 65% da dívida com os atletas. Para isso, o clube teve de antecipar R$ 8 milhões em receitas de televisão do ano que vem.

Leia Mais: