CBF pode fazer importante mudança para cumprir o calendário de jogos em 2020

Foto: Divulgação/Site Oficial da CBF




Faça parte da nossa lista de transmissão e receba todas notícias do Goiás no seu Whastapp. Clique aqui e mande a palavra “VERDÃO” para nosso contato. Não esqueça de salvar nosso contato em sua agenda.A CBF deve mesmo mudar o calendário do futebol brasileiro de forma drástica e permitir que os clubes joguem no intervalo mínimo de 48 horas e não 66 horas, como era realizado anteriormente. Essa nova medida permitirá que o Brasileirão termine pelo menos até janeiro. Para evitar o cansaço excessivo dos jogadores, a nova regra da FIFA que permite que ocorram 5 substituições deve ser seguida.

Essa nova medida pode afetar as rotinas dos clubes, bem como a logística, visto que eles poderão atuar até 3 vezes por semana. As previsões são que os Estaduais retornem até o mês de julho e em no máximo início de agosto as competições nacionais também retomem, como é caso do Brasileirão e Copa do Brasil. As competições internacionais, como Copa Sul-Americana e Copa Libertadores ainda não possuem previsão de retomada das atividades, assim como as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

A possibilidade de estender as competições até o próximo ano, ainda é uma incógnita, pois pode afetar o calendário da próxima temporada. Os dirigentes dos clubes e presidentes das federações ainda não chegaram a um acordo, mas tudo deve ser decidido até o final deste mês de junho.

Alguns especialistas dizem que seriam necessários entre 45 e 60 dias de treinos para evitar a fadiga dos jogadores e as lesões e não prejudicar a retomada nas competições, visto que os jogadores estão há quase 3 meses sem treinar com bola. A maioria das competições pelo país suspenderam as suas atividades em meados de março, devido à pandemia do novo coronavírus.

Alguns Campeonatos nacionais pela Europa já retomaram as atividades, como a Bundesliga, na Alemanha e a Liga Nos, em Portugal. A Premier League, da Inglaterra e a Série A, na Alemanha, têm previsão de retorno ainda nesse mês de junho. Outras ligas, no entanto, como a Ligue 1, da França e a Eredvisie, da Holanda, já decretaram o final de suas ligas nacionais, com o PSG sendo campeão na França, já na Holanda, não houve campeão nem rebaixados.