Fim do Brasileirão? Fifa investiga manipulação de resultados que pode acabar com a competição

Futebol Brasileiro
Taça do Brasileirão na sede da CBF - Foto: Divulgação

Com o Brasileirão 2022 em curso, surgiu nesta semana uma notícia que deixou muitas pessoas preocupadas. Um grande esquema de manipulação de resultados deve ser revelado pela empresa de monitoramento e liga o alerta as vésperas da copa. A FIFA ainda informou que irá tomar as medidas específicas para o torneio e evitar que os esquemas de corrupção cheguem ao principal campeonato da entidade. A empresa de monitoramento ligou o alerta após levantar uma auditoria interna em cooperação com outras entidades.

O número de jogos suspeitos de manipulação de resultados apenas em 2022 deve passar de quase 1000 casos. Cerca de 670 partidas do tipo já foram identificadas pela empresa Sportradar, apenas 400 no futebol. Apesar de pouquíssimos casos identificados em Copas do mundo e da baixa probabilidade disso acontecer na copa do Catar, os especialistas relatam para o aliciamento de jogadores nos próximos meses.

No Brasil recentemente, houve o caso de uma tentativa de suborno feita por um dirigente do Bragantino ao dirigente do Santos pelo futebol feminino. Os envolvidos foram demitidos e as denúncias foram feitas ao plenário do STJD, que ainda não abriu investigação. O caso também é investigado pela polícia.

Casos de manipulação no Brasileirão

Brasileirão
Bola do Brasileirão 2022 – Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press

O Brasileirão teve casos recentes de manipulação de resultados. A federação de São Paulo enviou um ofício à polícia civil para investigar resultados da quarta de visão. No Ceará, o Crato foi suspenso de participar das concessões estaduais. O Flamengo do Piauí entrou com uma denúncia junto ao Ministério público do Piauí contra os jogadores do próprio clube que estariam envolvidos em um esquema de manipulação junto com casas de apostas.

Não se sabe ainda se dos 1000 casos estudados pela Fifa, existe algum do Brasileirão. Porém, a desconfiança por conta de alguns resultados suspeitos cresce principalmente na boca dos torcedores e caso isso seja confirmado, a competição pode inclusive ser paralisada pela entidade máxima do futebol.

Leia Mais: