Goiás de olho: CBF propõe perda de pontos para clubes em caso de racismo

CBF
Foto: Reprodução

O Goiás Esporte Clube, nessa temporada, passou por uma situação muito triste e desagradável, quando o volante Fellipe Bastos, foi vítima de atos racistas cometidos por um torcedor do Atlético-GO. Porém, essa situação não ocorreu só com o Verdão nessa temporada, mas sim com diversos clubes do futebol brasileiro. Pensando nisso, a CBF propôs aos clubes das quatro divisões nacionais que casos de racismo sejam punidos com a perda de pontos a partir do próximo ano.

A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (24), durante o Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, que aconteceu na sede da entidade, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. A proposta foi apresentada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em um de seus discursos no evento. Para a medida passar a valer, contudo, será necessária a aprovação dos clubes nos congressos técnicos que antecedem as competições.

CBF propões perda de pontos para clubes em caso de racismo

Goiás
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF -Foto: Lucas Figueiredo/Mundo do futebol

Os congressos técnicos são realizados semanas antes do início do Brasileirão com representantes de todos os clubes que integram cada uma das divisões. São através deles, por exemplo, que os clubes aprovam ou não o uso do VAR no certame ou a permissão para mandar jogos em outras praças que não sejam seus próprios estádios. Se houver a aprovação da maioria, a determinação é incluída no Regulamento Específico da competição.

Em discurso no Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que: “alcançaremos aquilo que é um ponto ideal no Brasil que é a sociedade assimilar esses conceitos , para além de punição dos clubes, dos atletas, das torcidas, mas que seja algo na sociedade, com aplicação das leis. É uma construção de tijolo por tijolo, até que cheguemos a uma sociedade em que isso não seja tolerado e aceitável” – afirmou Pacheco.

Leia Mais: