Goiás foi um dos times mais eficientes no primeiro turno do Brasileirão; veja os números

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

Com o fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, é possível se ter uma ideia do estilo de jogo de cada equipe analisando seu números. O Goiás Esporte Clube, por exemplo, chegou a metade da competição como uma das equipes mais eficientes. Com média de um gol a cada 3,2 chutes certos, a equipe esmeraldina só fica atrás do Corinthians e do São Paulo, que marcam uma vez a cada três finalizações no alvo na elite nacional.

Goiás é o terceiro time mais eficiente do Brasileirão

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

Apesar do Verdão ser o 2º time que menos finaliza no gol na Série A, o dado gera uma interpretação positiva do estilo de jogo utilizado pelo técnico Jair Ventura. São 67 chutes certos ao longo do 1º turno. A equipe esmeraldino tem o 9º pior ataque, mas é eficiente quando arremata contra a meta adversária, de acordo com os números do Footstats. Há diferenças nos estilos de jogos dos três times mais eficientes do Brasileirão até aqui. Corinthians e São Paulo são equipes que preferem ter a posse de bola.

Um ponto, no entanto, o Verdão terá de evoluir no returno da Série A. Apesar de ser um time eficiente, a equipe esmeraldina tem uma porcentagem alta de chutes errados. Das 206 finalizações que o clube esmeraldino somou no 1º turno, 67,5% foram erradas. O índice é o segundo pior entre os participantes do Brasileirão, apenas o Cuiabá tem aproveitamento pior, com 70,1% dos arremates errados.

O melhor exemplo de eficiência no Goiás é o atacante Pedro Raul. O artilheiro da equipe goiana na temporada e no Brasileirão marca um gol a cada 2,1 chutes certos na Série A – ele marcou 10 vezes na elite nacional em 17 jogos. O jogador tem taxa de acerto de 55,2% das finalizações. Vale lembrar que o centroavante era muito criticado pela torcida, mas vem dando a resposta dentro de campo e hoje a história é diferente.

Leia Mais: