Goiás irá promover ação social para crianças especiais no complexo da Serrinha

Foto: Divulgação/Goiás EC

O Goiás se prepara para a 3ª edição do “Pequenos Craques, Futebol Especial”. Evento acontecerá no próximo sábado, 23 de outubro, no Goiás Esporte Clube. Está será mais uma ação organizada pela diretora social do esmeraldino, Mayza Machado e a Assistente Social da base do Verdão, Renata Borelli.

Quando fui procurada pela pela Maria Paula Chaim, neuropsicóloga e mestre em psicologia, com o projeto lindo de inclusão, pra comemorar o mês das crianças em conjunto, eu não pensei duas vezes e topei na hora, me desdobrando para que tudo saia perfeito para essas crianças especiais – enfatizou Mayza.

Em comemoração ao mês das crianças, nesta terceira edição, os participantes serão recepcionados por atletas, com quem vão poder jogar futebol, receber camisetas autografadas e tirar fotos. Também participarão de diversas brincadeiras infantis, cantigas de roda e ainda terão à disposição brinquedos infláveis, como pula-pula, e lanche, incluindo pipoca, algodão doce e picolé.

A parceria entre Goiás e o Espaço Terapêutico Caminhando Pela Infância teve seu início em 2018, no ano passado em função da pandemia de Covid-19, o evento não ocorreu. São esperadas 70 crianças com algum diagnóstico de atraso no desenvolvimento, como autismo, síndrome de down, paralisia cerebral e apraxia da fala, entre outros; além de suas respectivas famílias.

É consenso entre especialistas e pesquisadores que o esporte colabora de maneira significativa na inclusão social de pessoas com deficiência. De olho nesta premissa e com a missão – entre outras tantas – de diminuir os estigmas e preconceitos acerca dos transtornos do neurodesenvolvimento.