Opinião: Sinal de alerta ligado no Goiás

Foto: Rosiron Rodrigues

Como se fosse um consolo, muitos esmeraldinos encararam o jogo do Goiás contra o Atlético/MG, pela última rodada da Série A, como uma espécie de divisor de águas, pois além de não perder, o time ainda mostrou outra atitude, com muito empenho e comprometimento por parte dos atletas durante a partida. Apesar dessa melancólica animação de alguns, o resultado negativo nos manteve na zona de rebaixamento e em uma situação cada vez mais delicada na tabela, se considerarmos a natural dificuldade de buscar a vitória fora de casa.

Não trato com desprezo a visão daqueles que acreditam em mudança de atitude e evolução tática, mas analiso a tabela com um certo pragmatismo, tendo em vista que podemos sair da zona de rebaixamento com um vitória ou chegar à lanterna da competição com a derrota, a depender dos resultados dos adversários atolados conosco na faixa da degola.

O mais complicado é que alguns times estão melhorando também, inclusive se afastando da parte de baixo da tabela, o que nos deixa com poucas opções para erros. E olhe que não podemos confiar em tabus ou escritas, pois o Goiás é um dos grandes que já caiu inúmeras vezes para Série B, além de ter sofrido para subir nas últimas vezes que visitou a segunda divisão.

Por isso, o caminho é permanecer somando pontos e voltar a vencer em casa. Quanto antes ganharmos respeito e confiança, melhor fica nossa situação, pois não é saudável jogar com pressão extra. Não existe corpo que aguente só correr e apanhar e, de vez em quando, ainda ouvir umas ofensas e outros desaforos.

Os novatos estão começando a entrar em campo e a turma do departamento médico também está começando a retornar à ativa, o que pode dar mais e melhores opções para Armando Evangelista armar sua equipe e conseguir impor seu estilo de jogo. Mas não existe milagre. O time precisa buscar o resultado fora de casa ou, pelo menos, voltar de Belo Horizonte, onde enfrenta o Cruzeiro/MG, com o empate.

Aproxima-se o fim do primeiro turno e logo teremos mata-mata pela Sulamericana, o que trará mais ansiedade e preocupação para o grupo. Então, o caminho é usar a cabeça e buscar fora os pontos que perdemos em casa e transformar nosso estádio naquilo que é sonho da maioria, um alçapão capaz de assustar e impor medo em qualquer adversário.

Nesse turno, ainda temos pela frente na Série A Cruzeiro (Fora), Grêmio (Casa), Fortaleza (Casa) e América/MG (Fora), ou seja, são 12 pontos em disputa, para uma equipe que tem míseros 26% de aproveitamento. É hora de ligar o sinal de alerta e começar a vencer, porque, nessas condições, não basta só ganhar em casa ou ficar torcendo contra os rivais da parte de baixo da tabela.

É melhor ter competência, do que ficar contando com a sorte. E isso só é possível com vitórias. Depois de algumas partidas bem disputadas, mas com resultados negativos, temos que reagir já!

Leia Mais:

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.