Relembre algumas participações do Goiás na Copa do Brasil

Foto: Reprodução YouTube

Nesta quinta-feira (10), em Saquarema (RJ), o Goiás estreia na Copa do Brasil de 2021. Vai enfrentar o Boavista-RJ, às 21h30. A partida será em confronto único, com o Verdão jogando pelo empate para avançar para 2ª Fase. Relembre um pouco da história do Esmeraldino na competição nacional.

Das 32 edições da Copa do Brasil já disputadas, o Goiás Esporte Clube participou de 28 competições. Nas temporadas 1993, 1994, 2005 não participou porque foi mal nos anos anteriores no Campeonato Goiano. Em 2006 ficou fora por um bom motivo, naquele ano quem participava da Copa Libertadores, ficava fora da disputa.

A melhor campanha foi em 1990 quando em sua trajetória eliminou Cruzeiro, Operário do Mato Grosso do Sul, Atlético Mineiro, Criciúma e na decisão acabou perdendo o título para o Flamengo que tinha Renato Gaúcho, Júnior, Uidemar, Zé Carlos e Gaucho.

O Goiás comandando por Sebastião Lapola tinha um timaço com Eduardo, Wilson Goiano, Richard, Boni, Jorge Batata, Lira, Fagundes, Dalton, Wallace, Josué, Luvanor, Péricles, Niltinho, Cacau, Túlio, Agnaldo, Rubens Carlos, Benevan, entre outros.

No primeiro ano da Copa do Brasil, em 1989, o Goiás chegou até as semifinais e foi derrotado pelo Sport na Ilha do Retiro. Em 2003 outra grande campanha, e eliminação também nas semifinais para o Cruzeiro que acabou levantando o troféu.

Mas não foram só flores as participações do Verdão na competição. Alguns vexames com desclassificações logo na fase inicial para clubes pequenos como Democrata-MG, Botafogo-PB, River-PI, Rio Branco do Acre, Londrina e Remo.