“Tenho em mim todos os sonhos do mundo.” A frase citada é um trecho do poema “Tabacaria”, de Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa). Baseado na notícia de que Brasília será sede da final da Copa Sul-Americana 2023 e inspirado neste trecho eu afirmo: “Tenho em Brasília todos os sonhos do torcedor esmeraldino”.
Não é segredo para ninguém que o troféu da Copa Sul-Americana é o mais desejado pelo torcedor do Goiás Esporte Clube, ou pelo menos para boa parte daqueles que acompanharam a perca dolorosa e dilacerante do título desta mesma competição em 2010. Na ocasião, um aguerrido e limitado elenco levou o Goiás para a primeira e única final internacional da história do futebol goiano. Mesmo rebaixado no Brasileirão, o time esmeraldino fez uma campanha cheia de viradas e reviravoltas, eliminando fora de casa equipes como Grêmio, Peñarol e Palmeiras.
Na grande final, a história que caminhava para ter um final feliz, acabou virando uma tragédia. Com uma arbitragem verdadeiramente criminosa, o Goiás foi operado em Avellaneda, e mesmo lutando até o fim, acabou deixando a decisão ir para os pênaltis. O restante da história todo mundo conhece, é triste e intragável. Talvez por conta disso, este troféu seja tão desejado pelo torcedor esmeraldino, porque infelizmente bateu na trave (literalmente), e desde então se criou essa obsessão pela Copa Sul-Americana.
Neste ano de 2023, o Goiás voltará a disputar a Copa Sul-Americana após duas edições de fora, e coincidentemente ou não, em notícia publicada pelo site da ESPN, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, afirmou que a final deste ano será disputada em Brasília.
Destino esse que seria o dos sonhos para o torcedor do Goiás, pois comparado com as outras possíveis sedes da final única, Brasília é sem dúvida alguma o local mais próximo de Goiânia, proporcionando assim o cenário perfeito para o torcedor esmeraldino, que em uma hipotética final levaria milhares de carros e ônibus para o estádio Mané Garrincha, lotando assim parte da gigante arena e tendo a oportunidade de quem sabe ver o tão sonhado troféu erguido de perto.
É claro, o Goiás chegar na final da Copa Sul-Americana é muito difícil, quase impossível se levarmos em consideração os pontos abordados em meu primeiro texto publicado aqui no Esmeraldino.com.
Mas uma coisa é fato, o futebol sul-americano no geral está enfraquecido, os times brasileiros acumulam muito mais poder financeiro do que as equipes dos outros países, e após ver o rival Atlético-GO chegar na semifinal da última edição, o torcedor do Goiás tem direito de sonhar e cobrar toda entrega e esforço do time/diretoria para ao menos tentar tornar este cenário dos sonhos realidade.
E como afirmei no começo do texto, é isso, realmente temos em Brasília todos os sonhos do torcedor esmeraldino.
Leia Mais:
- Nova joia do Goiás? Guto fala sobre o meia João Paulo, que pode ser titular contra a Aparecidense
- Goiás no mercado: Edminho enaltece auxílio de Guto Ferreira na montagem do elenco esmeraldino
- Goiás ou Palmeiras? Entenda a polêmica envolvendo o pioneirismo do reconhecimento facial nos estádios do Brasil
- Novo 10 do Goiás? Meia deve fazer sua estreia como titular diante da Aparecidense
- Goiás no mercado: Presidente fala sobre a montagem do time para a temporada 2023
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Goiás, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Goiás Esporte Clube.