Decepção! Brasil perde nos pênaltis para Croácia e está fora da Copa do Mundo

O dia 09 de dezembro ficará marcado na memória de todos os brasileiros fissurados por futebol. Nesta tarde de sexta-feira, a Seleção Brasileira de futebol se despediu da Copa do Mundo no Catar 2022, após ser derrotada nos pênaltis para a Croácia. O favoritismo dos ‘brazukas’ que era cravado por boa parte da imprensa não entrou em campo.

Neymar marca, mas seleção é punida no fim da prorrogação

Brasil
Foto: Antonin Thuillier/AFP

Primeiro tempo

No início da partida, muito estudo das duas partes, porém, o Brasil se arriscava de forma gradual, utilizando seus pontas para tentar efetivar algum ataque perigoso. Apesar do equilíbrio, era nítido o estilo de jogo da Croácia, que se postava na defesa, tentando abusar dos contra-ataques na defesa brasileira. No meio, Luka Modrić e Mateo Kovačić tomaram conta do território central, dificultando a subida de Lucas Paquetá ao setor ofensivo.

Na direita, Éder Militão tomou conta da lateral, mostrando imposição defensiva e boa apresentação ao ataque (quando solicitado). Apesar da superioridade individual da Seleção Brasileira, a Croácia conseguia igualar a partida. Com o congestionamento do centro, a saída era Vini Jr. O ponta do Real Madrid foi bastante acionado no primeiro tempo, tanto que, foi o primeiro jogador a chutar a gol no confronto.

Por conta da organização e frieza dos europeus, o time comandado por Tite não conseguia adentrar o muro croata postado em frente a área. Com isso, pouquíssimas chances foram criadas durante o primeiro tempo. Neymar, em jogada individual tentou resolver, porém, parou em Livakovic, que encaixou de maneira tranquila.

A terceira finalização ao gol alvi-rubro aconteceu aos 40 minutos da primeira etapa. Em falta no bico esquerdo da área, Neymar tentou surpreender o goleiro e bateu direto. A bola desviou na barreira, porém, Livakovic estava lá para fazer uma de tantas defesas que o mesmo praticaria no jogo. Com isso, as equipes pisaram no freio e foram ao vestiário.

Segundo tempo

No início do segundo tento, era notável a evolução tática do Brasil. Éder Militão, que se manteve na defensiva durante todo o primeiro tempo, foi protagonista da primeira grande chance brasileira no jogo. O ponta direita Raphinha recebeu, levantou a cabeça e serviu o lateral direito, que se esforçou na linha de fundo, cruzando no meio da área, por um segundo de bobeira, o croata Joško Gvardiol desviou contra o próprio patrimônio, obrigando Livakovic a praticar um milagre com os pés.

Dois minutos depois, Vini e Neymar construíram boa jogada na entrada da área. O camisa 10 tentou a finalização após receber a bola, porém, a defesa travou, fazendo com que a bola saísse desgovernada pela área, no rebote, Vini finalizou, porém, lá estava a parede croata, Livakovic, mais uma vez. Dali pra frente, um o domínio brasileiro estava prestes a acontecer.

Pela esquerda, Richarlison fez a parede e serviu Neymar na velocidade, o craque da base santista bateu forte de esquerda, entretanto, o tendão de Aquiles da Seleção salvou mais uma. Cerca de 15 minutos depois, Paquetá achou bom drible, saindo cara a cara com o camisa 1 croata. O goleiro se rastejou fechando os cantos, defendendo mais uma. O segundo tempo se encaminhava para o fim, dando espaço para a prorrogação.

Prorrogação

Na prorrogação, o jogo ficou truncado mais uma vez, porém, a Seleção Brasileira finalmente conseguiu balançar o barbante europeu. Em jogada de Neymar, o camisa 10 driblou Livakovic e anotou o primeiro gol da partida. A torcida foi a loucura, euforia total, porém, o que todos não esperavam aconteceu. A redenção Croata veio nos pés de Petcović, que finalizou e contou com a sorte de um desvio. Ali era o fim, a decisão da vaga seria nos penais.

Pênaltis

O primeiro cobrador foi croata, Vlasic, que converteu. Em seguida, Rodrygo, a realidade do Real Madrid finalizou mal e Livakovic defendeu. Após o desperdício, Major ampliou a vantagem. Casemiro, capitão não oficial da Seleção, converteu sua chance. Logo depois, Modrić e Orsic converteram, jogando a pressão pra cima do zagueiro Marquinhos, que infelizmente acabou acertando a trave.

Leia Mais: