Goiás tem a defesa mais eficiente do Campeonato Brasileiro Série A; confira os números

Goiás
Foto: Heber Gomes

Na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A, o Goiás Esporte Clube enfrentou o Coritiba, no Estádio Hailé Pinheiro, onde sofreu uma expectativa de gol (xG) de 1,96, mas não tomou gols. Tem sido assim na competição: é a equipe que menos tomou gols do que se esperava (de acordo com o indicador de expectativa de gol) até aqui. Ao todo, são 13,4 gols a menos em todas as oportunidades criadas pelos adversários, se tornando a defesa mais eficiente da competição.

Goiás tem a defesa mais eficiente do Brasileirão

Goiás
Foto: Reprodução/GE

O indicador de expectativa de gol (xG) ajuda a contar a história das partidas melhor que as demais estatísticas de finalizações, pois se entende que duas finalizações nem sempre fornecem o mesmo perigo para o adversário, como por exemplo uma feita do meio de campo e uma de pênalti. Por isso, cada finalização recebe um valor diferente, de acordo com suas características, mas levando principalmente em conta a distância e o ângulo de cada uma delas.

Com 17 finalizações (oito de dentro da área), o Goiás produziu o suficiente para marcar 1,58 gol e fez um. Já o Coritiba produziu o suficiente para marcar quase dois gols (1,96 xG) e não fez nenhum. Foram 19 finalizações do Coxa, sendo 14 de dentro da área adversária. O Goiás tem a defesa mais eficiente da competição: sofre bastante, mas tomou menos gols que o esperado. Dessa vez não foi diferente: sofreu o suficiente para tomar quase dois gols do Coritiba e saiu ilesa.

O Esmeraldino desde de a chegada do técnico Jair Ventura tem conseguido superar suas limitações e conquistar bons resultado. É certo que nem sempre o torcedor quer ver uma equipe reativa, mas levando em conta o momento de afirmação que o clube atravessa, o resultado vale mais que a atuação. O Verdão precisa se manter na elite a qualquer custo, para reequilibrar suas finanças e quem sabe, na próxima temporada, ter uma equipe ainda mais competitiva do que a atual.

Leia Mais: