Opinião: O Goiás e a primeira fase do Campeonato Goiano

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

O Goiás terminou a primeira fase do Campeonato Goiano em primeiro lugar, com um campanha de evolução clara durante o torneio. O técnico Guto Ferreira utilizou cerca de 33 jogadores em toda a competição, sem repetir nenhuma escalação durante o campeonato, e sabe que a performance ainda não é a ideal.

O Goiás montou um elenco forte e melhor que o elenco de 2022 já no início, prova disso é que mesmo oscilando e rodando o elenco, a equipe teve o melhor desempenho do campeonato, foram 20 gols marcados e 8 sofridos, 8 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

E o que o Goiás tem a ver com a forma em que o campeonato goiano é montado? Ganha em competitividade, quanto mais os times forem competitivos no futebol Goiano, mais o Goiás será mais exigido. Exemplo de que o campeonato evoluiu esse ano, é que os 5 principais artilheiros são de times do interior, e o Anápolis tem dois deles. Dos times da capital Nicolas é o maior goleador, e tem 5 gols.

A Aparecidense ano após ano se reafirma como a quarta força do estado, com boa gestão e ambição em competições nacionais, o futuro da Aparecidense caminha para estar em uma Série B em até no máximo 3 ou 4 anos.

O Anápolis é um dos melhores times do campeonato, não perdeu para os times da capital, empatou dois e venceu um, o Atlético perdeu para o Anápolis no Antônio Accioly. O detalhe dessa campanha do Anápolis é que ele tem apenas duas derrotas no campeonato.

O Goianésia não se classificou, teve uma queda técnica durante a competição, mas o investimento fora de campo foi significativo em infraestrutura e no estádio Valdeir José de Oliveira, o gramado está impecável e a iluminação foi toda trocada para lâmpadas em LED, o investimento superou a casa de 1 milhão de reais.

Tudo que esses times do interior vem fazendo, contribui e muito para a evolução do futebol do goiano. A FGF precisa olhar com carinho para o seu campeonato, e rever a quantidade de equipes na competição, podendo ser reduzida e diminuir a quantidade de datas aumentando assim a competitividade, porque com jogos na quarta e domingo, os times com maior investimento sobram sobre o interior, por conta do elenco, que é o caso do Goiás.

O Goiás na primeira fase não fez mais que sua obrigação, mesmo faltando muito ainda para o desempenho ideal, o Goiás sobrou. A nota do Goiás hoje é 6, mas é boa a expectativa de um 2023 nota 8, 9 ou até 10.

Guto Ferreira implementou em 11 jogos um estilo de jogo com posse de bola, que joga em blocos, tem amplitude e empurra o time adversário para o mesmo campo, utiliza bem a saída de bola com os volantes e zagueiros, acionando os lados de campo.

O Goiás ainda apresenta problemas defensivos pelo lado direito, e o setor de criação tem oscilado bastante, hoje o jogador mais regular tem apenas 17 anos e é prata da casa.

A partir de agora o Goiás passará por jogos decisivos no Campeonato Goiano, e também em Copas, a Copa Verde e Copa do Brasil.

O Goiás precisa vencer o Goiano e desbravar às competições nacionais para subir o nível de satisfação da torcida, e garantir o sucesso do trabalho feito pelo Goiás até aqui, diretoria, atletas e comissão técnica.

Leia Mais:

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.