Após ofensas contra jogador do Goiás, clube da Série A é punido pelo STJD

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

O Goiás Esporte Clube visitou o Red Bull Bragantino, no dia 18 de setembro, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. O jogo terminou empatado em 1 a 1, com mais uma polêmica envolvendo a arbitragem, tudo porque o atacante Pedro Raul recebeu cartão amarelo por ter comemorado seu gol. Porém, essa não foi a única polêmica, tendo em vista que o artilheiro do Brasileirão sofreu ofensas homofóbicas da torcida paulista.

Bragantino é multado por ofensas homofóbicas contra atacante do Goiás

Goiás
Foto: Eduardo Carmim

A Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol puniu o Bragantino por cânticos homofóbicos praticados por sua torcida contra o atacante Pedro Raul. Julgado nesta última segunda-feira, dia 10 de outubro, o clube recebeu multa de R$ 30 mil por infração ao artigo 243-G. A decisão é de primeira instância e cabe recurso ao Pleno. Na súmula o árbitro relatou a ação praticada por torcedores da equipe mandante contra o atacante.

Aos 16 minutos do segundo tempo fui informado pelo quarto árbitro da partida sr. Lucas Canetto Bellote a respeito de gritos homofóbicos com o seguinte dizer: “vi******, vi******..” , oriundos da torcida da equipe Red Bull Bragantino Futebol LTDA destinado ao atleta número 11 sr. Pedro Raul Garay da Silva da equipe Goiás Esporte Clube. Relato ainda que a partida transcorreu normalmente pois não se escutou novamente tais cânticos pela equipe de arbitragem – relatou na súmula.

Para corroborar com a narrativa da súmula, a Procuradoria juntou link com matéria jornalística e destacou que o episódio foi presenciado e transmitido ao vivo na partida. O fato foi enquadrado pela Procuradoria no artigo 243-G, parágrafo 1º, do CBJD. Artigo 243-G – Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

Leia Mais: