Goiás busca padronização de jogo entre o futebol de base e o profissional

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás EC

O Goiás Esporte Clube vem trabalhando em busca de reestruturar suas categorias de base em 2022. Nesta última segunda-feira (21), em entrevista coletiva, foram apresentados os novos membros das categorias de base do clube. Enquanto Osmar Lucindo deixou a gestão, agora supervisor da base, Eduardo Pinheiro, de 27 anos, assumiu o comando do setor. Já Célio Lúcio será o treinador do time sub-20.

Célio é ex-zagueiro do Cruzeiro, campeão da Libertadores e bicampeão da Copa do Brasil nos anos 1990, o profissional trabalhou por uma década na base do clube mineiro. Também proveniente do Cruzeiro, treinador do time sub-17, semifinalista do Campeonato Brasileiro no ano passado, além de comandante da equipe sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022, Mário Henrique será o responsável pelo sub-17 alviverde. Enquanto que Jayme Algarte, novo treinador do sub-15, foi promovido da escolinha do clube.

Goiás busca padronizar estilo de jogo da base até o profissional

Goiás
Equipe Sub-20 do Goiás – Foto: Divulgação

Um dos pontos abordado por Paulo Rogério Pinheiro durante a apresentação da nova comissão técnica da base, foi sobre o planejamento de unificar o futebol da base com o profissional. Segundo o dirigente, a ideia é que todas as equipes, do sub-15 ao sub-20, tenham o mesmo padrão de jogo da equipe profissional. A ideia é que assim, o jogador chegue ao profissional já adaptado ao estilo de jogo da equipe, além de revelar mais jogadores úteis para o esquema de jogo. Quem ficará responsável por essa tarefa, será Glauber Ramos.

A ideia que tive em reunião com todos os integrantes da base é pela unificação, por isso o Glauber será o responsável por essa uniformização de jogo. Eu não posso querer fazer ala, se o Goiás joga com lateral, se o Goiás gosta de jogar com três meias de marcação, tudo isso irá passar pela uniformização, desde o Sub-15 até o Sub-20, vamos ter o mesmo padrão de jogo, baseado no que a equipe principal irá jogar. Para partir do conceito de todos pensarem iguais, coloquei nas categorias três treinadores profissionais, já é um caminho para isso – explicou Paulo Rogério. 

Leia Mais: